terça-feira, 1 de abril de 2014

Uma redação sobre a fé e o amor

Certa vez ouvi em uma conversa de adultos que a fé é o poder do ser humano. Que ninguém pode caminhar sem fé, que ela nos faz enxergar no escuro, e pode até mover montanhas... Bom, eu não posso falar com tanta certeza, pois ainda tenho apenas onze anos, sou apenas uma criança crescendo e estou aprendendo sobre as coisas, principalmente essas mais complexas da vida. Na verdade eu acho que nunca entenderemos o suficiente, mas essa não é a questão.

O que sempre me faz pensar bastante e até me deixa confuso é o tal poder, ou, seja lá o que a fé for, como a posse mais importante de um homem. Não só a fé, mas a felicidade que as pessoas tanto procuram, ou a segurança que tanto desejam comprar. Será que ninguém percebe o quanto o amor nos faz falta? Eu sei disso porque me mudei faz alguns meses. Meu pai foi transferido no trabalho, e injustamente eu tive que deixar meus amigos para trás. Meus amigos que tanto amo fazem falta no meu dia a dia... E é por isso que tenho certeza do que digo. Da mesma forma que sinto falta de pessoas que amo, sinto falta do amor como se fosse uma pessoa que foi embora. Fico me perguntando onde ele se escondeu. Será que ele se assustou e fugiu de nós? Ou será que nós não entendemos que todos mereciam igualmente a sua presença, e logo ele foi embora pra não ser motivo de brigas?!

Engraçado... Pensar que o amor deveria ser a principal razão para não haver brigas, ou guerras, ou medo. É isso o que penso ser amor: o verdadeiro poder do homem. Tal homem que se esqueceu de tamanha força contida em uma decisão de amar, e acabou sucumbindo ao seu oposto. É tão triste ver que as pessoas crescem e vão se esquecendo do poder que tem, ou vão adaptando-o aos seus próprios gostos e desejos. E por fim, as crianças amam muito mais do que aqueles que já estão maduros, que conhecem da vida. Os adultos, que têm tanto a ensinar, tem muito a aprender conosco. E digo com absoluta certeza. Tudo o que sei é que o amor, esse grande amigo que habita em mim, é o único meio de sobrevivência no meio de todas essas crises modernas. Ouvimos falar que a fé faz mover montanhas, mas quem pouco ama, pouco acredita, e assim, obviamente, pouco usufrui do poder da fé. O amor é o maior poder de todos! Enquanto a fé move montanhas, o amor move pessoas, e esse é o verdadeiro milagre dos nossos dias.
Postar um comentário